Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cristãos iraquianos continuam fugindo do país


  O Iraque passa por um grande êxodo de cristãos fugindo do país por causa da perseguição, da guerra e das dificuldades causadas por ambas
A violência sectária que atinge os cristãos, no Iraque, causou o êxodo de centenas de milhares deles, obrigando- os a fugir de suas casas e terra natal, desde 2003, quando a invasão liderada pelos EUA derrubou o governo de Saddam Hussein. De acordo com estimativas internacionais, antes da guerra do Iraque, a população cristã estava entre 800 mil e 1,4 milhões de fiéis, quase 10 anos após o início do conflito esse número caiu para menos de 500 mil .
As principais razões para a queda deste número são: medo de assassinatos, sequestros e atentados à bomba. Os cristãos estão fugindo para regiões seguras na região do Curdistão, norte do Iraque e para países vizinhos. Lojas e  propriedades de cristãos têm sido alvo de ataques e incêndios; um empresário cristão foi sequestrado na capital do Curdistão, Erbil, e vários outros foram mortos à tiros em outra aldeia.
Muitos dos cristãos, que hoje residem no Curdistão, abriram mão de suas casas e posses segurança ali, após um ataque suicida a uma igreja cristã em Bagdá ocorrido em outubro de 2010, no qual mais de 50 pessoas perderam suas vidas. No entanto, eles enfrentam intimidações, ataques e ameaças tambem no norte do país. A Organização Internacional de Migrações vem acompanhando cerca de 1.350 famílias cristãs erradicadas no norte do Iraque.
O governo curdo oferece assistência a esses cristãos, tais como terra e combustível livre, e cargos públicos em conselhos locais, bem como no parlamento do Curdistão e de Bagdá. Mas segundo um cristão local, de modo geral, não há nenhuma melhoria. Não há trabalho ", disse ele, que quer emigrar para o Arizona, EUA.
A retirada das tropas americanas do Iraque também diminuiu drasticamente a proteção das minorias religiosas. Segurança, no entanto, não é a única razão para o êxodo, impulsionado também pela falta de trabalho e más condições de vida.
Em relatório recente, a Comissão Internacioanal sobre Liberdade Religiosa dos Estados Unidos disse: "A conseqüência desse êxodo, pode ser o fim do cristianismo no Iraque." Com a fuga desses cristãos, o Iraque está perdendo parte do seu patrimônio espiritual e cultural.
Leia o livro CRISTÃOS SECRETOS e saiba mais sobre o cotidiano de cristãos que vivem em países de maioria muçulmana, como o Iraque. Irmão André e Al Jansen; Ed. Vida.
FonteWater Town Daily Times
TraduçãoMarcelo Peixoto
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário